Responsabilidade com o Colaborador

Colaborador

Garantir a oportunidade de um futuro melhor a todos os seus colaboradores faz parte da missão da JBS. 

Dessa forma, todas as unidades de negócio da companhia investem em ações que visam um ambiente seguro, saudável, igualitário e humano, pautados pelos macrotemas:

  • Direitos do Colaborador
  • Saúde e Segurança
  • Diversidade e Inclusão
  • Desenvolvimento e Capacitação
  • Empoderamento Feminino 

Gestão e Governança

A garantia de oportunidades iguais de emprego e diversidade no local de trabalho está prevista no Código de Ética e Conduta da JBS e é uma prática aplicada em todas as unidades de negócio. Além disso, todos os colaboradores da JBS são orientados pela Cultura JBS, a qual possui Missão, Visão e Valores sólidos e contribui para o alcance das estratégias da companhia.

A gestão das equipes – incentivo a novos talentos, contratação e manutenção de colaboradores – segue padrões que atendem à Cultura Corporativa da empresa, além das legislações e normas trabalhistas locais.

A JBS tem como compromisso contratar e promover profissionais independentemente de raça, religião, cor, nacionalidade, sexo, orientação sexual, identidade de gênero, idade ou deficiência. E, para fortalecer esse compromisso, a JBS possui Políticas Globais de Diversidade e Inclusão e Direitos Humanos, valor inegociável para condução de seus negócios.

A Saúde, Segurança, Desenvolvimento e o Bem-estar dos colaboradores também são uma preocupação para a companhia. A companhia dispõe de uma Política Global de Saúde e Segurança do Colaborador e as unidades de negócio tem a liberdade de elaborar suas políticas internas, de acordo com as necessidades locais. Anualmente, as políticas e programas de gestão de pessoas, assim como os principais indicadores de saúde e segurança, rotatividade, absenteísmo e horas extras são revisados, o que permite monitorar e aprimorar os processos.

Para garantir que a estratégia seja atendida, cada divisão de negócio possui sua diretoria de Recursos Humanos e conta com o apoio da Gerência Corporativa de Saúde e Segurança do Trabalho.

Comitês de Gestão e Governança

JBS Brasil

Regularmente, a Gestão de Pessoas no Brasil é discutida em três fóruns principais:

  • Comitê RH Seara: o comitê é composto pelo Líder Executivo de RH, áreas especializadas de Gente e os RHs de cada negócio da JBS.
    – Periodicidade: mensal. 

– Pauta: são discutidas pautas relacionadas a cuidar de “nossa gente”, tratando as similaridades e singularidades de cada negócio e regiões de atendimento;

  • Comitê RH Negócios: composto pelos líderes de RH dos negócios JBS. 

– Periodicidade: quinzenal.

– Pauta:  são discutidas iniciativas e oportunidades no cuidado de “nossa gente” e as diretrizes de RH, que serão desdobradas posteriormente para as unidades de negócios;

  • Comitê de Retenção Seara: tem como objetivo compreender e verificar possibilidades de aproveitamento do colaborador em outra função, unidade ou divisão de negócio.

JBS USA

Na última década, a JBS se concentrou em fornecer um local de trabalho seguro e bem administrado, que permita aos colaboradores prosperar e ter um futuro melhor. A companhia tem muito orgulho de sua força de trabalho comprometida e dedicada de mais de 100 mil colaboradores. A maioria dos colaboradores (99%) trabalha nas unidades de produção e 1% nos escritórios corporativos da JBS USA em todo o mundo.

Todas as Políticas e programas de gerenciamento são revisados anualmente pelas equipes de gerenciamento, e os problemas específicos são revisados semanalmente ou com a frequência necessária para resolvê-los.

Para garantir que as Políticas e programas estejam funcionando corretamente, a JBS USA mede e avalia indicadores de saúde e segurança, rotatividade, absenteísmo e horas extras todas as semanas. Isso permite fazer ajustes imediatos, se necessário, e garantir que as condições de saúde, segurança e trabalho dos colaboradores sejam mantidas de acordo com os padrões da companhia. 

A JBS opera em conformidade com as leis trabalhistas e de direitos humanos. Também adere a políticas e programas internos rígidos que fornecem orientação adicional para melhor atender seus colaboradores. A empresa possui uma política de tolerância zero com o trabalho infantil ou forçado.

Contribuição aos ODS

Os objetivos alinhados aos compromissos da companhia com os colaboradores são, dentro de Responsabilidade Social, Erradicação da Pobreza (1) e Trabalho Decente e Crescimento Econômico (8). Na JBS USA entram ainda os objetivos Educação de Qualidade (4) e Redução das Desigualdades (10). 

JBS Brasil

JBS USA

Documentos Corporativos

Com o objetivo de nortear as atividades e conduta dos colaboradores, a JBS no Brasil instituiu uma série de políticas que elencam os princípios básicos no compromisso com seus stakeholders. São elas:

  1. Código de Conduta e Ética
  2. Denúncias Linha Ética
  3. Diversidade e Inclusão
  4. Direitos Humanos
  5. Saúde e Segurança do Colaborador