A abordagem da companhia em relação à responsabilidade com a comunidade é baseada em ações de desenvolvimento, apoio e doações que permitem impactar os locais onde os colaboradores da JBS vivem e trabalham, beneficiando assim a comunidade em que está inserida.
A empresa entende que, por meio de suas operações, tem um grande impacto social nas regiões onde atua. Muitas unidades produtivas estão situadas em áreas distantes de grandes centros urbanos, o que faz com que a JBS seja responsável pela maior parte da geração de empregos diretos e indiretos nesses locais.
A companhia também procura contribuir para o desenvolvimento das comunidades por meio do apoio a iniciativas voltadas à educação e à formação de crianças e jovens.
Além disso, nos Estados Unidos, no Canadá e no Brasil, por exemplo, as unidades da JBS são uma porta de entrada para o mercado de trabalho para imigrantes de diferentes partes do mundo.
Comunidades
JBS Brasil
Por meio do programa Fazer o Bem Faz Bem – Alimentando o Mundo com Solidariedade, instituído em 2019, com mais de 75 municípios cadastrados e mais de 90 instituições beneficiadas, a companhia estruturou suas ações voltadas à comunidade. Em 2020, as iniciativas do programa se concentraram no auxílio ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 nas frentes de Saúde Pública, Ciência e Social.
Em 2020, a JBS anunciou a criação do Fundo JBS pela Amazônia para apoiar projetos relacionados à conservação e restauração da floresta, além do desenvolvimento socioeconômico, científico e tecnológico das comunidades.
Além disso, a JBS foi a idealizadora e é a principal mantenedora da Escola Germinare, uma entidade sem fins lucrativos, com o objetivo de proporcionar o ensino gratuito de alta qualidade, em período integral, aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.
JBS USA
A JBS USA trabalha com organizações parceiras que apoiam os desfavorecidos e os necessitados, contribuem para o desenvolvimento e o bem-estar da juventude, promovem a agricultura, apoiam os colaboradores da empresa, promovem a diversidade e fornecem respaldo às comunidades locais.
A companhia reconhece especialmente o papel relevante que desempenha nas regiões onde os membros de sua equipe vivem, bem como em locais onde possui operações. Além de ser uma grande geradora de empregos, a empresa mantém uma longa história de parceria com organizações sem fins lucrativos e incentiva sua equipe a aproveitar todas as oportunidades de serem membros ativos de sua comunidade. O objetivo é que, ao redor do mundo, os atores de cada território considerem a JBS USA uma boa vizinha.
Em 2020, a JBS USA, Canada e Pilgrim’s US lançaram o Hometown Strong, uma iniciativa de US$ 50 milhões para levar força e estabilidade às comunidades onde estão inseridos. As equipes de gerenciamento das unidades têm trabalhado com líderes e organizações locais para determinar como os fundos podem ajudar a atender às necessidades imediatas e a longo prazo da comunidade.
Contribuição aos ODS
A JBS realiza sua gestão de sustentabilidade alinhada ao cenário mundial e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) lançados pela ONU como plataforma e referência para suas ações de sustentabilidade. Conheça os ODS alinhados aos compromissos em Responsabilidade Social:
(1) Erradicação da pobreza; (3) Saúde e Bem-Estar; (4) Educação de Qualidade; (8) Trabalho Decente e Crescimento Econômico; (10) Redução das Desigualdades.



Documentos corporativos
- Política Global de Engajamento da Comunidade
- Política Global de Relacionamento com Partes Interessadas
- Política de doações (Brasil)
- Regimento Interno do Comitê de Responsabilidade Socioambiental